Menu

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Carros que valem a pena comprar usados


Você viu aquele carro novo, atraente, com bom custo de manutenção, seguro barato e valor de revenda interessante, entre outros aspectos. Porém, há uma questão, o preço. Nesse caso, que tal compra-lo usado?



Com a alta frequente nos preços dos automóveis zero km, ter um carro com estes atributos fica cada vez mais proibitivo para muita gente. Mesmo quem pode pagar, acaba buscando a vantagem de ter tal modelo por um valor menor, mesmo que este já esteja rodado.

No mercado de usados, existem várias opções de carros com um bom preço, mas em muitos casos, o valor pode ser atraente demais, porém, o custo de manutenção e seguro são elevados, não compensando quem busca vantagem na compra de um usado.

Os importados são um exemplo, já que possuem depreciação acima da média do mercado, mas apresentam custos bem altos relacionados com a mecânica e o status que o carro tem, aumentando o risco de furto ou roubo.

Na outra ponta, temos os carros mais populares, que possuem depreciação muito baixa e são ótimos para quem não quer perder dinheiro, mas também acrescentam custo de manutenção baixa, embora o seguro não seja tão baixo assim por causa da quantidade em circulação, que igualmente estimula o roubo.

Estes também são econômicos, mas pouco oferecem em termos de desempenho e conforto, passando bem longe de qualquer luxo, que dirá status, algo que muitos procuram no mercado de usados.



Mas que tal encontrar um meio termo? Sim, ele existe na forma de bons carros usados que realmente valem a pena ter na garagem e que especialmente são bons para se adquirir usados. Na busca por um bom automóvel de segunda mão, deve-se levar em conta alguns fatores. O primeiro é o produto em si. Carro é um bem não durável e não custa exatamente pouco. Se é preciso gastar com um automóvel usado, o ideal é que se faça com um carro realmente bom em diversos aspectos.
Não adianta correr atrás daquele popular peladinho com bom valor de revenda, se ele vai te oferecer apenas um transporte básico. Para isso existem agora os aplicativos de transporte pessoal, que podem preencher essa necessidade. Mas, se isso é o necessário, então existem boas opções nesse aspecto no mercado de usados.
Agora, se a opção for mesmo por um carro melhor, mas que cumpra os requisitos de um usado que vale a pena, então existem alguns modelos médios ou mais refinados em termos de qualidade por aí, especialmente de marcas japonesas. Nos tempos em que se precisa também de um carro alto para enfrentar a dureza de nossas ruas, esburacadas e alagadas, um SUV pode ser considerado também e adquirido com bons atributos.

Toyota Corolla




Não dá para falar de carro que vale a pena usado sem falar do campeão do segmento médio e best seller da Toyota no Brasil. O Corolla pode não atrair todos os que buscam um modelo médio, mas sem dúvida ele chama atenção por atributos que vão além de seu estilo. Em geral, é um sedã que vem com um bom conteúdo de fábrica e, geralmente, tem revestimento em couro.
Fora isso, o Corolla possui um bom valor de revenda com baixa depreciação e um preço de venda muito interessante. Robusto, ele é elogiado no mercado por sua mecânica confiável, centradas em motores 1.8 e 2.0, bem como transmissão automática (mesmo sendo de quatro marchas) ou CVT. Por ser um carro simples, tendo até eixo de torção com molas e amortecedores integrados na traseira, o sedã da Toyota não é complicado em termos de manutenção e seu custo é aceitável pela baixa reparabilidade que oferece.
Outro ponto importante é o pós-venda reconhecido mundialmente, que faz da Toyota uma marca com clientes fãs que, com o passar dos anos, apenas troca o ano/modelo do produto. Confortável e espaçoso, o Corolla também é um carro que oferece um custo com seguro aceitável, cerca de 4,1% do valor do carro.
O preço de compra é mais alto que o de seus concorrentes, mas perde-se menos na hora da revenda, algo apregoado pela própria marca e por seus clientes.

Chevrolet Onix





Saindo de um modelo médio, temos um popular. O Onix é atualmente o líder de mercado no Brasil e apresenta algumas características que o fazem valer a pena como usado.
Uma delas é a baixa depreciação, que está abaixo da média do mercado, que é de 8% no primeiro ano. O projeto da GM, apesar de criticado pela segurança, agrada muito o mercado em vários aspectos. Com seguro fica em torno de 5,8% do valor do carro e é um dos menores do mercado.
Outro ponto que conta a favor do Onix é o custo de manutenção baixa e a grande oferta de peças e componentes no mercado de autopeças. Com mecânica simples, o Chevrolet se utiliza de motor de alta idade, mas refinado e que agrada por sua confiabilidade e economia. O modelo como produto apresenta não só um bom estilo, mas também acabamento condizente, incluindo também um bom nível de conectividade, sendo destaque para Android Auto e Car Play.
Em termos de conteúdo, agrega os itens comumente aceitos para a categoria e, de quebra, oferece ainda o câmbio automático de seis marchas. Espaçoso e confortável, o Onix agrada pela condução sem surpresas e desempenho adequado para a proposta.

Hyundai ix35





O SUV da marca sul-coreana é feito no Brasil e mesmo com após oito anos de mercado brasileiro, continua bem atual, especialmente após o facelift local. Tem um bom custo de aquisição. A desvalorização é mais alta que a de modelos mais recentes, mas na última pesquisa, perde 12,2% do valor em um ano (2017). O líder nesse aspecto (HR-V) perde 8,8% no mesmo levantamento.
Além do design atual, o ix35 tem bom espaço interno, porta-malas generoso, bom acabamento e equipamentos condizentes com a proposta, sem contar o conforto e a performance atraente, com seu motor Nu 2.0 a gasolina ou flex, sempre com câmbio automático de seis marchas.
A mecânica já é bem conhecida e confiável, sendo simples em sua arquitetura, o SUV atrai também pelo baixo custo de manutenção e oferta de peças adequada. Em pesquisas de seguradoras, está entre os utilitários esportivos de menor custo nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário