Novo SUV
compacto aproveita a plataforma do Duster, mas traz visual e interior mais
refinados
SUV estreia no mercado em duas versões de acabamento e duas opções de motorização (Rodolfo Buhrer / divulgação/Quatro Rodas) |
Depois de chamar
atenção durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Captur, enfim, chega às
concessionárias Renault. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o segundo
utilitário esportivo da marca representa o primeiro passo de uma estratégia
comercial focada em SUVs.
Ainda neste ano,
chegam ao Brasil o Koleos (modelo de porte médio-grande importado da Coréia do
Sul) e o Kwid, um subcompacto com roupagem aventureira que remeterá a um
mini-SUV.
Design é ponto forte do Captur, que traz a nova identidade visual da Renault (Rodolfo Buhrer / divulgação/Quatro Rodas) |
Desenvolvido na
França em conjunto com o estúdio latino-americano de design da marca, o Captur
(pronuncia-se “cáptur”) que será vendido no Brasil (e no resto do continente)
usa a mesma plataforma do Kaptur (com K) russo, derivada do Duster – o europeu,
mais moderno, usa a plataforma da quarta geração do Clio.
O modelo
latino-americano tem estilo bastante parecido com o europeu, embora alguns
detalhes sejam exclusivos – como o desenho das entradas de ar e das luzes
auxiliares de leds. As linhas modernas trazem a nova identidade visual frontal
da marca e favorecem a pintura em dois tons (que será opcional), uma das marcas
registradas do modelo.
Uma característica
que salta aos olhos é o vão livre em relação ao solo, que parece até exagerado
quando o carro é visto de perfil. Isso deve ajudar a suportar os buracos,
valetas e lombadas das vias brasileiras, mas pode causar dificuldades no acesso
ao interior.
Altura elevada em relação ao solo chama a atenção (Rodolfo Buhrer / divulgação) |
O interior traz
um painel combinando velocímetro digital com mostradores analógicos de
conta-giros e marcador de combustível. Salvo pela central multimídia Media NAV
(a mesma utilizada em Logan, Sandero e Duster), o visual do Captur é o mesmo do
modelo europeu.
Interior tem visual organizado, mas materiais são simples (Rodolfo Buhrer / divulgação/Quatro Rodas) |
Com 4,33 metros
de comprimento, 1,62 metro de altura, 1,81 metro de largura e distância
entre-eixos de 2,67 metros, o Captur é maior que os SUVs compactos que dominam
o mercado. O porta-malas também supera seus rivais, comportando 437 litros.
O Captur será
oferecido em duas versões de acabamento, duas opções de motorização e dois
tipos de transmissão (a caixa CVT será oferecida até o meio do ano, segundo a
Renault). A versão Zen (R$ 78.900) virá com o motor 1.6 16V SCe (120 cv/118 cv
a 5.500 rpm) adotado há poucos meses na dupla Sandero e Logan, e é combinado à
transmissão manual de cinco velocidades.
São itens de
série quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração
(ASR), assistente de partida em rampas (HSA), suporte para cadeirinhas Isofix,
direção eletro-hidráulica, coluna de direção com regulagem da altura,
ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas, vidros elétricos, alarme
perimétrico, chave-cartão, comandos de áudio e celular na coluna de direção,
banco do motorista com regulagem de altura, travamento automático das portas a
6 km/h, luzes diurnas em led, retrovisores rebatíveis e piloto automático com
indicador e limitador de velocidade.
Central
multimídia Media Nav + câmera de ré (R$ 1.990) e pintura em dois tons (R$
1.400) fazem parte da lista de opcionais.
Medindo 4,33 metros de comprimento, o Captur é o maior entre os SUV compactos (Rodolfo Buhrer / divulgação) |
Por R$ 88.490, o
Captur Intense aproveita o motor 2.0 16V (148 cv/143 cv a 5.750 rpm) do Duster,
que também emprestou a velha caixa automática de quatro marchas.
Além dos
equipamentos da versão Zen, o SUV ganha rodas aro 17 com acabamento diamantado,
apoio de braço, central multimídia Media Nav com tela de sete polegadas
touchscreen, câmera de ré, ar condicionado digital, sensor de chuva, sensor
crepuscular e faróis de neblina com função Cornering Light. Bancos revestidos
em couro (R$ 1.500) e pintura em dois tons (R$ 1.400) são opcionais.
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