Basicamente
no mercado existem quatro problemas
que a empresa tem que enfrentar para vender. Cada um desses problemas, nos dá
um tipo diferente de trabalho para fazer, um tipo de foco, um tipo de
estratégia.
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Por minha empresa não cresce? |
- Não vende por que os clientes não sabem que a empresa existe. Da mesma forma, eles podem não saber que ela tem determinados mix de produtos para vender. É preciso fazer alguma coisa para se tornar conhecido. Propaganda é uma boa opção.
- O cliente sabe que a empresa existe mas não a encontra. O Cliente não sabe como fazer os pedidos. Ele não tem facilidade de acesso. A equipe de vendas não está atendendo, visitando, telefonando ou encontrando o cliente com a frequência suficiente que ele precisa. Na hora que encontra para fazer vendas chega muito adiantado ou atrasado, o processo de compras já foi. O cliente sabe que eu existo, já ouviu ou teve alguma contato com a marca da empresa, mas, não está conseguindo comprar comigo de novo alguma coisa está errada.
- Sabe que a empresa existe, encontra, mas, compra do concorrente. Ele tinha a opção de comprar da sua empresa. Ele te avaliou e comparou com outras opções. Por algum motivo ele decidiu não comprar e comprou do concorrente. Ou seja, a equipe de vendas não está conseguindo mostrar claramente qual é o benefício do produto ou o diferencial que o cliente tem ao da empresa. Uma opção para resolver pode ser treinar a equipe sobre técnicas de vendas e conhecimento de produto.
- Já foi seu cliente da sua empresa, mas, agora compra do seu concorrente. Ele era o teu cliente, comprou de você, na hora de comprar de novo, foi embora, não comprou mais de você. É cliente inativo, foi roubado pela concorrência. A empresa tem que criar ações específicas para recuperação de clientes.
- Percebemos claramente que temos problemas diferentes e que nenhum deles será resolvido motivando a equipe de vendas. A causa é outra, é preciso encontrar maneiras para atacar essas causas.
- Faça uma reflexão e se pergunte: Por que minha empresa não vende? Identifique com clareza e resolva o problema que a está afetando a empresa no momento e com certeza as vendas irão melhorar.
- Evite o “Complexo de Vítima”. Ou seja, a culpa é sempre dos outros. Existe sempre uma desculpa como crise, governo e etc. Com isso, passa a maior parte do seu tempo entre queixas e reclamações em vez de pensar em soluções.
- Avalie o resultado e caso ele ainda não seja satisfatório se pergunte: Se isto não está funcionando, o que posso fazer de diferente?
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