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quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Em três anos, preço do carro zero km sobe até 55,9%




De acordo com um estudo da consultoria Jato Dynamics, os preços dos carros zero km no Brasil subiram em média 55,9% nos últimos três anos, evidenciando aquilo que o consumidor já percebeu. A pesquisa registrou dados de quatro segmentos importantes do mercado nacional no período entre 2015 e 2018.
Foram analisados hatch compacto, sedã compacto, sedã médio e SUV. Começando pela base, os hatches compactos – que são a base do mercado – tiveram alta expressiva de 23,8% no período. O preço médio do segmento em 2015 era de R$ 45.615. Agora já está em R$ 56.485, um aumento médio de R$ 10.870.
Porém, se os hatches compactos subiram bem nos últimos três anos, os sedãs compactos praticamente estagnaram em termos de preços, tendo sido verificada na pesquisa alta de apenas 0,5% desde 2015. A média de preços naquela época era de R$ 58.371 e agora está em R$ 58.692, tendo assim um acréscimo de R$ 321.


Note que no período, o mercado recebeu três players de peso, sendo eles VW Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan, respectivamente. Não diferente, porém, os hatches compactos também ganharam Fiat Argo, VW Polo e Toyota Yaris. Mas, se você acha que esse segmento exagerou na alta dos preços, então prepare-se, pois os sedãs médios simplesmente decolaram.
Com um acréscimo de nada menos que 55,9% nos preços, de acordo com a pesquisa da Jato Dynamics, os sedãs do segmento médio catapultaram de faixa de atuação, pulando de R$ 65.247 – preço médio em 2015 – para impressionantes R$ 101.781! Quem busca um carro desse perfil, simplesmente paga R$ 36.534 a mais. Ou seja, dá para comprar com isso Renault Kwid, Fiat Mobi e Chery QQ, por exemplo.
Já o segmento queridinho do mercado, o de SUV, teve alta de 22,5%. O mercado de utilitários esportivos – que pelo nível de preços é de compactos – pulou de preço médio de R$ 80.283 em 2015 para R$ 98.365. Alta de R$ 18.082, o que dá para comprar uma boa moto de 300 cm3 ou mais.


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