Projeto
específico para motores com mais de 56 mkgf de torque foi arquivado, mas pode
ser retomado no futuro
Transmissão DSG equipa vários modelos VW |
A Volkswagen não
lançará uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 10 marchas. A
informação foi confirmada à imprensa especializada por Friedrich Eichler, chefe
de desenvolvimento de motores da empresa.
“Destruímos o
protótipo (da nova caixa) dois meses atrás”, afirmou o executivo em declaração
à agência Automotive News.
Originalmente
planejada para equipar motores com torque bem elevado, acima de 56 mkgf, a
transmissão foi anunciada durante o Simpósio de Viena de 2013. Eichler não
justificou porque a montadora decidiu arquivar o projeto, limitando-se a dizer
que o desenvolvimento da transmissão nasceu durante um período em que a
engenharia da Volkswagen adotou uma filosofia de “quanto maior, melhor”.
Na época, a
justificativa para o desenvolvimento do novo câmbio era obter melhorias tanto
no desempenho quanto no consumo. O executivo não descartou retomar o projeto no
futuro, ressaltando, inclusive, que “salvou todas as informações do
desenvolvimento” do câmbio.
Além disso,
dentro do grupo VW já existe uma transmissão automatizada de dupla embreagem
capaz de suportar forças altíssimas – o de sete marchas que equipa o novo
Bugatti Chiron, hipercarro com 1.500 cv e 163,2 mkgf.
Curiosamente, o
evento realizado na capital austríaca foi o mesmo onde Ford e GM confirmaram
uma parceria para desenvolver em conjunto câmbios automáticos de nove e 10
marchas. A caixa de nove velocidades estreou no ano passado no Chevrolet
Malibu, enquanto a transmissão de 10 velocidades foi aplicada nos modelos
Chevrolet Camaro ZL1 e Ford F-150 Raptor.
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