O comércio
eletrônico de veículos seminovos e usados é um dos poucos setores que registram
crescimento no período de crise econômica no Brasil. As vendas apuradas no
primeiro trimestre deste ano somam cerca de R$ 6,7 bilhões, um crescimento de
130% em relação ao mesmo período do ano anterior, com R$ 2,9 bilhões.
Os dados são
plataforma AutoAvaliar, sistema de gestão de vendas e estoques utilizado em
mais de 1,5 mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores
multimarcas no Brasil.
O levantamento
da AutoAvaliar mostra ainda que o custo médio com as transações de seminovos e
usados também cresceu de um ano para outro. No primeiro trimestre de 2017, a média
foi de R$ 24,3 mil por automóvel, ante os R$ 23,2 mil verificados entre janeiro
e março de 2016.
Segundo Daniel
Nino, diretor da AutoAvaliar, o mercado de seminovos foi, de certa forma,
beneficiado com a crise, à medida em que o consumidor pode adquirir um veículo
mais completo por um preço acessível. “O consumidor deu preferência para
veículos com mais itens de fábrica em detrimento em um zero quilômetro”,
afirmou Nino.
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