Conheça pequenos
reparos que geralmente são necessários depois de se comprar um veículo mais
rodado; especialista orienta como identificar problemas
IGOR VEIGA
Comprar um carro
usado ou seminovo pode ser uma caixinha de surpresas. Por mais que se tome
cuidado na hora de compra, nem sempre o futuro dono, ou mesmo o mecânico de
confiança, é capaz de perceber pequenos problemas que surgem, quiçá, logo no
primeiro mês de uso do veículo.
O que nem todo
mundo sabe é que muitos desses defeitos costumam ser simples e baratos de serem
resolvidos. Um exemplo prático são os barulhos na suspensão. A causa costuma
ser buchas ou batentes desgastados do sistema, que custam em média R$ 100 para
trocar.
“Se o motorista
começar a perceber trepidação do volante, batida seca ou desgaste irregular dos
pneus, a questão pode ser a falta de um simples alinhamento e balanceamento”,
orienta Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e
Segurança Viária (Cesvi Brasil). Segundo Burin, caso o comprador não consiga um
histórico sobre as revisões ou as manutenções prévias do veículo, o ideal é
levá-lo direto a uma oficina antes de começar a rodar com ele. “Modelos com
mais de 60 mil km, por exemplo, vale checar se é preciso trocar velas e cabos,
além de discos e lonas de freios.
Manutenção da
suspensão também é recorrente”, destaca o especialista. O principal sintoma da
necessidade de trocar as velas, por exemplo, costuma ser a falta de potência do
motor em subidas. Neste caso, um kit de velas novas sai em média por R$ 70 para
um modelo popular.
“Ao comprar um
usado ou seminovo, a pessoa tem que se preparar. Ter na cabeça que a
necessidade de manutenção pode pintar a qualquer hora”, finaliza Burin.
CHEIRO RUIM PODE SER APENAS FILTRO SUJO
Prática comum
nas revisões periódicas feitas pelas concessionárias, a famosa “higienização do
ar condicionado” é, sim, um serviço por vezes necessário. De acordo com o Cesvi
Brasil, odores fortes no interior do veículo costumam ser provenientes da
contaminação do chamado “filtro antipólen”. “Se o veículo que você comprou já
tem uma quilometragem avançada, é interessante trocar esse filtro e fazer uma
limpeza interna dos dutos do ar. Em 80% dos casos isso resolve a questão do mau
cheiro”, garante Burin. Ar que não gela merece uma verificação mais ampla,
porque pode ser desde vazamento do gás refrigerador a problemas no compressor.
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