É a terceira
troca de presidente da Jaguar Land Rover na região em menos de 5 anos. 'Mercado
premium tem potencial para crescer aqui', diz Drouin.
Frédéric Drouin assume a Jaguar Land Rover na América Latina (Foto: Divulgação) |
Ex - presidente
da Peugeot no Brasil, entre 2012 e 2014, o franco-suíço Frédéric Drouin assumiu
o comando da Jaguar Land Rover para América Latina, incluindo Brasil, no lugar
de Frank Wittemann.
Drouin ocupava
até então a presidência da Peugeot da Suíça. Esta será a terceira passagem do
executivo pela indústria brasileira. Ele já tinha estado na Peugeot entre 1997
e 2000. Depois, voltou em 2007, permanecendo até 3 anos atrás.
"Tenho 4
filhos, 2 nascidos aqui no Brasil, então metade da minha familia é brasileira,
eu me sinto um pouco brasileiro também", disse, em encontro com
jornalistas, nesta quinta-feira (2), em São Paulo. "Parece que minha vida
volta para o Brasil a cada 10 anos..."
"Eu vi o
mercado de carros quando era só de 1 milhão (de unidades vendidas ao ano),
depois vi quando tinha 3 milhões e agora tem 1,7 milhão, caiu pela
metade", recordou. "Seria interessante fazer um livro com a minha
experiência."
Drouin também já
atuou por 12 anos na Alemanha, 2 na Holanda e 2 na França, acumulando mais de
30 anos de vivência na indústria automotiva.
Além da operação
brasileira, que inclui a recém-inaugurada fábrica em Itatiaia (RJ), ele será
responsável também pela unidade de vendas na Colômbia e pelos importadores que
representam a marca na América Latina e Caribe.
Expectativa de
recuperação
O novo
presidente espera que este seja um ano estável para indústria automotiva
brasileira, a caminho da recuperação. "Faz 2 dias que estou aqui ( no
Brasil). Minha expectativa é de que este ano será de consolidação, será estável
(em termos de vendas) e que o crescimento vai acontecer no ano que vem. Me
parece que este é o tom da indústria, e compartilho (dessa visão)."
Ele comparou as
situações diferentes que já viu no país. "Quando o mercado era de 1
milhão, a indústria estava feliz, estávamos passando de 1 milhão, para 1,1
milhão... Hoje todo mundo está frustrado com 1,6 milhão. Mas você tem que
adaptar o seu negócio à realidade", afirmou.
Fábrica da Land Rover em Itatiaia (Foto: Divulgação) |
Inaugurada em
junho passado, a fábrica no RJ tem capacidade para 24 mil veículos ao ano, em 3
turnos, mas atualmente utiliza apenas 1. Saem da linha de montagem os dois
modelos mais vendidos da Land Rover no país: Discovery Sport e Evoque.
A montadora não
divulgou o número de unidades produzidas até agora; em vendas, foram 6,7 mil em
2016, incluindo modelos importados.
Enquanto muitas
marcas aproveitam a crise no mercado interno para aumentar as vendas ao
exterior, por ora, não há planos de exportação para a Land Rover.
Drouin diz que tudo
dependerá das regras de continuidade do Inovar Auto: o programa, como foi
lançado, termina no fim do ano e as montadoras negociam com o governo uma
renovação.
Queda no mercado
de luxo
Drouin destacou
que, no ano passado, o mercado de carros de luxo encolheu mais do que o geral.
depois de 3 anos seguidos de alta. "Isso quer dizer que o consumidor que
está mais cauteloso para comprar um carro novo. Mas existe potencial para o
segmento premium crescer no país", avaliou.
"Me parece
que hoje tem muito consumidor que tem poder aquisitivo para comprar um carro
premium, mas não o faz por várias razões. Uma situação talvez única do Brasil é
que existem pessoas que vão comprar um carro de R$ 100 mil, R$ 150 mil, mas que
poderiam comprar um carro duas vezes mais caro", explicou o presidente.
Mercado de carros de luxo caiu em 2016 (Foto: G1) |
A Land Rover
teve 24% menos emplacamentos em 2016, somando 6,7 mil. A Jaguar, por outro
lado, cresceu 35%, mas com um volume bem inferior, de 796 unidades.
Para atrair
clientes, a montadora vai estender à toda linha de Land Rover e Jaguar o plano
de revisão com preço fixo que já oferecia em alguns modelos.
Outra iniciativa
foi oferecer a blindagem dos carros com certificação da fábrica. "Hoje
temos uma parceria com duas empresas (que prestam esse serviço)", disse
Drouin.
Há ainda
lançamentos programados, como o da nova geração do Discovery, que foi mostrado no
Salão de São Paulo, em novembro passado, e o inédito SUV Velar, apresentado
mundialmente na última quarta (1º) e que deve chegar ao país entre o fim deste
ano e o início de 2018.
Land Rover Velar |
Trocas de
comando
A passagem do
alemão Frank Wittemann pelo Brasil durou pouco mais de 1 ano. Ele foi apontado
para liderar a operação da Jaguar Land Rover na China. Antes dele, Terry Hill
ficou cerca de 2 anos no Brasil e também se mudou para a China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário