Menu

sexta-feira, 3 de março de 2017

Ex-presidente da Peugeot assume a Jaguar Land Rover no Brasil e na América Latina

É a terceira troca de presidente da Jaguar Land Rover na região em menos de 5 anos. 'Mercado premium tem potencial para crescer aqui', diz Drouin.

Frédéric Drouin assume a Jaguar Land Rover na América Latina (Foto: Divulgação)

Ex - presidente da Peugeot no Brasil, entre 2012 e 2014, o franco-suíço Frédéric Drouin assumiu o comando da Jaguar Land Rover para América Latina, incluindo Brasil, no lugar de Frank Wittemann.
Drouin ocupava até então a presidência da Peugeot da Suíça. Esta será a terceira passagem do executivo pela indústria brasileira. Ele já tinha estado na Peugeot entre 1997 e 2000. Depois, voltou em 2007, permanecendo até 3 anos atrás.

"Tenho 4 filhos, 2 nascidos aqui no Brasil, então metade da minha familia é brasileira, eu me sinto um pouco brasileiro também", disse, em encontro com jornalistas, nesta quinta-feira (2), em São Paulo. "Parece que minha vida volta para o Brasil a cada 10 anos..."
"Eu vi o mercado de carros quando era só de 1 milhão (de unidades vendidas ao ano), depois vi quando tinha 3 milhões e agora tem 1,7 milhão, caiu pela metade", recordou. "Seria interessante fazer um livro com a minha experiência."

Drouin também já atuou por 12 anos na Alemanha, 2 na Holanda e 2 na França, acumulando mais de 30 anos de vivência na indústria automotiva.

Além da operação brasileira, que inclui a recém-inaugurada fábrica em Itatiaia (RJ), ele será responsável também pela unidade de vendas na Colômbia e pelos importadores que representam a marca na América Latina e Caribe.

Expectativa de recuperação

O novo presidente espera que este seja um ano estável para indústria automotiva brasileira, a caminho da recuperação. "Faz 2 dias que estou aqui ( no Brasil). Minha expectativa é de que este ano será de consolidação, será estável (em termos de vendas) e que o crescimento vai acontecer no ano que vem. Me parece que este é o tom da indústria, e compartilho (dessa visão)."

Ele comparou as situações diferentes que já viu no país. "Quando o mercado era de 1 milhão, a indústria estava feliz, estávamos passando de 1 milhão, para 1,1 milhão... Hoje todo mundo está frustrado com 1,6 milhão. Mas você tem que adaptar o seu negócio à realidade", afirmou.

Fábrica da Land Rover em Itatiaia (Foto: Divulgação)

Inaugurada em junho passado, a fábrica no RJ tem capacidade para 24 mil veículos ao ano, em 3 turnos, mas atualmente utiliza apenas 1. Saem da linha de montagem os dois modelos mais vendidos da Land Rover no país: Discovery Sport e Evoque.

A montadora não divulgou o número de unidades produzidas até agora; em vendas, foram 6,7 mil em 2016, incluindo modelos importados.

Enquanto muitas marcas aproveitam a crise no mercado interno para aumentar as vendas ao exterior, por ora, não há planos de exportação para a Land Rover.

Drouin diz que tudo dependerá das regras de continuidade do Inovar Auto: o programa, como foi lançado, termina no fim do ano e as montadoras negociam com o governo uma renovação.

Queda no mercado de luxo

Drouin destacou que, no ano passado, o mercado de carros de luxo encolheu mais do que o geral. depois de 3 anos seguidos de alta. "Isso quer dizer que o consumidor que está mais cauteloso para comprar um carro novo. Mas existe potencial para o segmento premium crescer no país", avaliou.

"Me parece que hoje tem muito consumidor que tem poder aquisitivo para comprar um carro premium, mas não o faz por várias razões. Uma situação talvez única do Brasil é que existem pessoas que vão comprar um carro de R$ 100 mil, R$ 150 mil, mas que poderiam comprar um carro duas vezes mais caro", explicou o presidente.

Mercado de carros de luxo caiu em 2016 (Foto: G1)

A Land Rover teve 24% menos emplacamentos em 2016, somando 6,7 mil. A Jaguar, por outro lado, cresceu 35%, mas com um volume bem inferior, de 796 unidades.

Para atrair clientes, a montadora vai estender à toda linha de Land Rover e Jaguar o plano de revisão com preço fixo que já oferecia em alguns modelos.

Outra iniciativa foi oferecer a blindagem dos carros com certificação da fábrica. "Hoje temos uma parceria com duas empresas (que prestam esse serviço)", disse Drouin.

Há ainda lançamentos programados, como o da nova geração do Discovery, que foi mostrado no Salão de São Paulo, em novembro passado, e o inédito SUV Velar, apresentado mundialmente na última quarta (1º) e que deve chegar ao país entre o fim deste ano e o início de 2018.

Land Rover Velar

Trocas de comando


A passagem do alemão Frank Wittemann pelo Brasil durou pouco mais de 1 ano. Ele foi apontado para liderar a operação da Jaguar Land Rover na China. Antes dele, Terry Hill ficou cerca de 2 anos no Brasil e também se mudou para a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário