Daquelas dúvidas que você sempre teve, mas nunca teve
coragem de saber o que acontece
Câmbio automático do Chevrolet Tracker (Marco de Bari) |
Temos a certeza que você já quis saber o que aconteceria se
engatasse a marcha à ré com o carro em movimento. Mas certamente não teve
coragem de fazer o teste prático com medo das consequências.
Para sua alegria, os caras do AutoVlog fizeram o teste em um
Ford Fusion com câmbio automático a aproximadamente 110 km/h. Se estiver
ansioso para saber o que acontece, vale pular o vídeo para 1:40.
Os momentos de tensão do motorista ao passar o câmbio de
“Drive” para “Neutro” são seguidos de um grande e aterrorizante nada ao passar
a alavanca para “Ré”. Na verdade, o que acontece é que a câmera de ré passa a
funcionar. E mais nada.
Claro que é um tanto assustador ver o teste sendo feito em via
pública e em alta velocidade mas, por sorte, há algumas décadas os câmbios
automáticos possuem sistema de salvaguarda, seja mecânico ou elétrico, que
evita que a ré seja acionada com o carro em movimento – isso ocorre apenas em
velocidades muito baixas.
Vale lembrar também que a grande maioria dos carros com
câmbio automático têm trava que evita que a alavanca corra para “R” ou “P”
inadvertidamente, em um esbarrão por exemplo.
E em um câmbio manual?
Câmbio manual do Toyota Corolla GLI (Marco de Bari) |
Para carros com câmbio manual não chega a ser impossível
engatar a ré com o carro em movimento, mas você precisa estar realmente
disposto a moer anéis e engrenagens da transmissão do seu carro.
Dentro do câmbio, há uma árvore que recebe o movimento do
motor com a engrenagem para a ré e uma outra árvore que envia o movimento para
as todas. Ao engatar a ré, uma engrenagem conecta as duas árvores e o carro
inverte seu sentido.
A questão é que com o carro em movimento a engrenagem
tentará acoplar uma das árvores ainda em movimento. Você ouvirá e sentirá na
alavanca as engrenagens arranhando – e acreditamos que isso será suficiente
para que desista de fazer isso. Mas, dependendo do câmbio, pode ser possível que
haja acoplamento ao forçar a alavanca. E aí as engrenagens do câmbio serão
reduzidas a limalha de aço.
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