Por Waldez Carmo Amorim
Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam
carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar
sanar o problema
Alaor: perda de potência e troca de turbina duas vezes (Marcelo Curia) |
A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são
reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso
impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus
motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013.
E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a
distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O
primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e
SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau
funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada.
O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de
2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse
documento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta irregular e consumo
excessivo de óleo.
Quem já passou por alguns desses sintomas foi o corretor de
seguros Alaor José Pandolfo, de Porto Alegre (RS), dono de uma SW4 2008.
“Comprei o carro zero-quilômetro. Na primeira vez que o motor perdeu a potência,
ele entrou em modo de segurança, e a velocidade não passava de 80 km/h. Depois
disso, troquei a turbina duas vezes, mas ele nunca mais foi o mesmo. Nos
últimos dois anos, meu carro ficou parado na oficina mais de cinco meses. Já
gastei mais de R$ 15.000”, conta Alaor.
Para entender o problema, que é mais frequente nas Hilux
2005 a 2011, procuramos Hilton Venzon, técnico da Toiosul, oficina
especializada em Toyota, de Porto Alegre (RS). “Já atendi mais de 300 casos
desse tipo. A perda de potência nas Hilux é antiga e ocorre principalmente
devido à carbonização no sistema de admissão. O conserto pode variar de R$ 600,
nos casos mais simples, a R$ 17.000, quando for necessário trocar a turbina, os
bicos e a bomba injetora.”
Consultada, a Toyota do Brasil respondeu que um dos
proprietários da reportagem “foi contatado e todos os esclarecimentos foram
prestados”.
Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-perda-de-potencia-nos-motores-da-hilux-e-sw4/
Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-perda-de-potencia-nos-motores-da-hilux-e-sw4/
Nenhum comentário:
Postar um comentário